Sou suspeita para falar, pois nasci e fui criada em cidades do interior, mas fico muito feliz em ver, finalmente, a cultura das festas de São João ganharem mais espaço na mídia. Na minha opinião, elas são a maior demonstração da cultura popular brasileira. Aliás, muito maior que o próprio carnaval.
Explico o porque da minha opinião: apesar do carnaval ser amplamente divulgado no exterior, as festas se concentram mais nas capitais, grandes cidades e, principalmente, em alguns estados, famosos por atraírem todos os anos milhares de carnavalescos. Já as famosas "festas juninas" ou "julinas" acontecem em praticamente todos os municípios do país, de norte a sul, de leste a oeste. Em cada lugar do interior do Brasil, aonde tiver uma uma ingreja ou uma escolinha, pode contar que tem uma festa de São João. É uma pena que, ao contrário do carnaval, esta cultura ainda não tenha tanta divulgação no exterior.
Antes que me critiquem, não estou querendo aqui fazer uma comparação entre uma cultura e outra ou dizer que isso é bom e aquilo é ruim. Mas já parou para pensar porque as festas de São João não são amplamente divulgadas no exterior como cultura popular brasileira, assim como o carnaval? A resposta é que, convenhamos que uma boa parcela dos turistas estrangeiros são atraídos não pela demonstração da cultura e das raízes do nosso povo, mas sim pela propaganda de turismo sexual gerada em torno do carnaval. E que isso, infelizmente, é conveniente para os nossos governantes. Então, porque não divulgar as festas de São João e atrair mais estrangeiros realmente interessados em conhecer mais a fundo o nosso país, suas raízes, a simplicidade do seu povo, suas crenças e sua formação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário